segunda-feira, outubro 31, 2005

Cerâmica negra de Molelos

Obras de sete olarias de cerâmica negra de Molelos (Tondela) vão ser apresentadas em exposição/venda no Hotel da Urgeiriça, em Novembro nos dias 11, 12 e 13, em Dezembro de 23 a 25 e de 29 a 31.
O espaço galeria da unidade hoteleira abre portas à apresentação da produção recente de 10 oleiros sedeados num lugar onde sempre se falou do “barro negro”.
A escolha das peças entre as sete olarias procura enfatizar a vertente tradicional através de uma recolha de objectos que chegaram até a actualidade (Cantarinha dos Segredos, Púcara dos Feitiços, entre outras), bem como as novas abordagens que vão desde a reinvenção destas formas até a uma linha mais experimental.
A cerâmica negra de Molelos inscreve-se numa tradição, de que se desconhecem todos os elos da cadeia. Foram encontrados vasos fúnebres de olaria negra, que remontam à Idade do Bronze, na Necrópole de Paranho (sítio das Relvinhas-Molelos). Por outro lado, a existência de barro em Molelinhos (freguesia de Molelos), que ainda hoje é utilizado pelos oleiros, reforça a ideia de uma cadeia de produção que se manteve até actualidade.
Molelos sempre foi reconhecido pela sua cerâmica negra, uma actividade que se perde na história e se perpetua nos seus habitantes que continuam a dar voz a objectos e formas que fazem parte do imaginário português.
Esta iniciativa passa ainda por uma extensão ao Hotel Solneve na Covilhã (uma unidade bem no centro da cidade) onde estarão colocadas, na vitrina, peças à venda.
A exposição é produzida por Luís Chaves e Marta Amaro com o apoio da Junta de Freguesia de Molelos e do Hotel da Urgeiriça.
Participantes:
António Marques (Olaria Moderna), Fernanda Marques (Olaria Tradição), Graciano Coimbra (Olaria Artesanal), Gilberto Silva (Olaria Tradição Mais), Luís Carlos Lourosa e José Manuel Lourosa (Artantiga), Xana Monteiro e Carlos Lima (Barraca dos Oleiros)

3 comentários:

Anónimo disse...

Aos artistas da produção, muitos parabéns e que seja um começo em grande! Boa caminhada.. Victor e Anabela

Anónimo disse...

Parece que estamos alinhados. Promete. Boa sorte no projecto. As fotos já daquela câmara?

Luís disse...

em boa hora a comprámos. Obrigado.
espero que nos visites um destes dias. estamos este fim-de-semana no mesmo lugar com o mesmo conceito de exposição, ainda que com peças novas que marcam uma evolução dentro do contexto da cerâmica de molelos. é muito estimulante trabalhar o cubo branco com plintos e cerâmica. Há muitas questões curatoriais que se colocam.
temos conversa para por em dia...