domingo, junho 18, 2006

terça-feira, junho 13, 2006

Exposição de cerâmica negra de Molelos no Balneário Rainha D. Amélia



Uma exposição venda de cerâmica negra de Molelos (concelho de Tondela) vai realizar-se de 17 a 30 de Junho no Salão da Biblioteca do Balneário Rainha D. Amélia, em São Pedro do Sul.
A exposição apresenta um conjunto significativo de peças de oito oleiros, que vão desde a linha tradicional até uma linha mais experimental.
O discurso expositivo procura mostrar as especificidades de cada autor, oferecendo uma imagem de conjunto, que surpreende pela diversidade de propostas que existem neste momento nas olarias de Molelos.
Molelos é o principal centro produtor de cerâmica negra do país, onde existem mais oleiros em actividade.
A cerâmica negra de Molelos inscreve-se numa tradição, de que se desconhecem todos os elos da cadeia. Foram encontrados vasos fúnebres de olaria negra, que remontam à Idade do Bronze, na Necrópole de Paranho (sítio das Relvinhas-Molelos). Por outro lado, a existência de barro em Molelinhos (freguesia de Molelos), que ainda hoje é utilizado pelos oleiros, reforça a ideia de uma cadeia de produção que se manteve até actualidade.
A exposição é produzida por Luís Chaves e Marta Amaro com o apoio da Junta de Freguesia de Molelos e da Câmara Municipal de Tondela.

Oleiros participantes:
António Duarte e António Coimbra (Feitiço da Púcara)
António Duarte é natural de Molelos, nasceu em 1963. Iniciou a actividade de 1988.
Prémios: Menção Honrosa na FIL Artesanato, 1994.
António Coimbra é natural de Molelos, nasceu em 1976. Iniciou a actividade ainda no domínio da formação em 1992, mas antes nos tempos livres já se dedicava à olaria. O seu bisavô Manuel Lourosa era oleiro.
Iniciaram actividade em parceria em 1994.

António Marques (Olaria Moderna)
Natural de Molelos, nasceu em 1969. Iniciou actividade em 1984, prosseguindo uma tradição familiar que passa pelo avô e pelo tio António Ribeiro, com quem aprendeu.
Prémios: Menção Honrosa no Prémio Nacional de Artesanato IEFP/2003.

Fernanda Marques (Olaria Tradição)
Natural de Molelos, nasceu em 1965. Iniciou actividade em 1990/91, mas a aprendizagem iniciou-se na década anterior, em 1986. Prossegue uma tradição familiar (tios e avós trabalham nesta arte: Graciano Coimbra e o avô António Matos Coimbra).

Graciano Coimbra (Olaria Artesanal)
Natural de Molelos, nasceu em 1940. É o oleiro mais velho em actividade. É o elemento de uma cadeia familiar da qual tem memória do bisavô e do avô.

Gilberto Silva (Olaria Tradição Mais)
Natural de Molelos, nasceu em1965. Iniciou actividade aos 11 anos com breves interrupções, até à actualidade. Prossegue uma tradição familiar (o bisavô materno e avô paterno trabalhavam nesta arte).
Prémios: Participação no Prémio Nacional de Artesanato, IEFP/2003.

Luís Carlos Lourosa e José Manuel Lourosa (Artantiga)
Naturais de Molelos, nasceram, respectivamente, em 1974 e 1977.
Luís iniciou actividade em 1990 e um ano mais tarde o irmão.
Prosseguem com uma tradição familiar (avô materno e o bisavô eram oleiros)